Telefone:
(85) 3496 5657
(85) 9613 3035
(85) 8788 9452
 
 
 
Saiba como seus dados são guardados na nuvem
01/09/2016

Não é segredo para ninguém que as empresas de tecnologia sabem muito sobre seus usuários e até sobre pessoas que não utilizam seus serviços. Mas onde ficam, como são usados e, mais importante, quão seguros estão esses dados? 

Mais de 50% do armazenamento em núvem rentável é controlado por quatro grandes empresas: Amazon, Microsoft, IBM e Google. Todas essas companhias adotam um padrão semelhante de servidores e armazenamento.

Onde estão seus dados?
É comum que os grandes provedores de nuvem dupliquem os dados dos usuários em suas redes. Isso significa, por exemplo, que as informações enviadas para a nuvem no Reino Unido ou nos Estados Unidos podem ser transferidas, em algum momento, para servidores emm cidades ao redor do mundo como Xangai e Sidney.

Publicidade

O proglema com esse tipo de procedimento é que há um risco de o país de destino dos dados não ser tão seguro. "Se os seus dados vão parar em outro país, nem sempre está claro quem terá direito de acesso a eles, sejam provedores de rede ou quem aplica a lei", explica Dan Svantesson, especialista em direito da internet na Universidade de Bond, na Austrália.

O caso é mais complicado do que parece. Em alguns casos, os próprios provedores não sabem exatamente onde todas as informações estão armazenadas. "É muito difícil compreender onde os dados estão armazenados. Muitas vezes, as próprias empresas não têm certeza de onde todos eles estão", conta Benjamin Caudill, consultor de segurança cibernética.

Por que se preocupar?
Ainda há dúvidas se a duplicação de dados e o armazenamento em diferentes locais aumenta a segurança das informações ou se facilita o acesso de pessoas não autorizadas. Quanto mais espalhados, mais vulneráveis ficam os dados à ação de hackers, de acordo com Caudill.
"Sugiro não colocar nada muito importante na nuvem, como informações de cartão de crédito, ou imagens pessoais que você não quer que outros vejam. Algumas coisas que você deve guardar apenas para si mesmo", aconselha.

Segurança
As empresas garantes que as informações guardadas são mantidas em segurança, mas Caudill não tem tanta certeza disso. "Ninguém realmente sabe quão seguro são os serviços em nuvem dos principais fornecedores. Suspeito que tanto Amazon como Azure tiveram a segurança comprometida em algum momento", aponta.

Questionado, um porta-voz da Microsoft afirmou à BBC que a empresa protege os dados de seu cliente e se compromete a capacitar os usuários para ajudá-los a tomar decisões. "Recomendamos que os clientes visitem o Trust Center da Microsoft para saber mais sobre como seus dados são geridos e mantidos em segurança".

Escolha
"Nossos clientes têm total controle de seu próprio conteúdo", explica a Amazon. A companhia conta que os clientes escolhem onde os dados serão armazenados e que eles não são movidos a menos que a pessoa deseje movê-los.
A alternativa é ideal, mas segundo Svantesson isso nem sempre acontece. "Os dados da sua conta do Gmail com certeza estão em mais de um servidor e em mais de um país", aposta.

 

Fonte:  http://olhardigital.uol.com.br/fique_seguro/noticia/saiba-como-seus-dados-sao-guardados-na-nuvem

 

 
12/05/2017 - Golpe no Facebook pode acabar em prejuízo para o usuário
13/01/2017 - . Novo vírus aparece disfarçado do jogo para dispositivos móveis Super Mario Run
03/01/2017 - Cientistas descobrem novo vírus que controla roteadores sem fio
14/12/2016 - . ESET identifica código malicioso que se esconde em pixels de anúncios
30/09/2016 - Novo padrão Ethernet permite velocidade de 5 Gbps com os cabos que você já tem
20/09/2016 - Novo vírus pode controlar sua conta de Facebook; saiba como se proteger
02/09/2016 - Saiba como acessar o 'dossiê' que o Facebook tem sobre você
07/01/2016 - Microsoft sobre Windows 7: "use-o por sua conta e risco"
04/10/2014 - Saiba como evitar a ameaça 'indestrutível' do USB
26/04/2008 - Novo site Service Pack Informática
Busca
Google
Fabricantes
Intel
Gigabyte
Asus
PC Chips
Elitegroup
HP
Epson
 
Copyright © Service Pack Informática. Todos os direitos reservados.